quinta-feira, 19 de junho de 2014

A SUPERIORIDADE BÍBLICA E TEOLÓGICA DO PÓS-MILENISMO





Em distinção ao dispensacionalismo, pré-milenismo histórico e amilenismo, o pós-milenismo é otimista em sua perspectiva histórica, veja: Salmo 2; Salmo 72; Isaías 2.1-4; Isaías 9.6-7; Isaías 11.1-9; Mateus 28.18-20. Ele não permite uma mistura monstruosa e absurda de santos imortais, glorificados e ressurretos com homens mortais e não-glorificados na Terra, por um período de interação de 1000 anos.

 ENTRE E VEJA...
  
Há duas séries de considerações primárias: bíblica e teológica. A primeira diz respeito aos textos bíblicos; a última às implicações desses textos.

Considerações Bíblicas

1. Contrário à visão dispensacionalista que a Era da Igreja não foi prevista pelos profetas do Antigo Testamento, veja: Atos 2:16-17; Atos 3:24-26; Atos 15:14-18; Gálatas 3:8.

2. Contrário à visão dispensacionalista que as promessas do reino referem-se ao Israel nacional, e não à Igreja como o Novo Israel de Deus, veja: Gálatas 3:28-19; Gálatas 6:16; Éfeso 2:12-22; Filipenses 3:3; Romanos 2:28-29; e 1 Pedro 2:5-9.

3. Contrário ao dispensacionalismo, Cristo estabeleceu Seu reino no primeiro século, veja: Marcos 1:15; Marcos 9:1; Lucas 11:20; Lucas 17:20-21; João 18:33-37; Colossenses 1:13.

4. Contrário ao dispensacionalismo, Cristo está agora entronizado e governando o Seu reino, veja: Atos 2:29-35; Romanos 8:34; Hebreus 1:3; Hebreus 10:12-13; Apocalipse 1:5-6; Apocalipse 3:21.

5. Contrário ao dispensacionalismo e pré-milenismo histórico, o reino de Cristo não é um reino terreno e político, mas um reino espiritual e redentor (Embora o reino de Cristo tenha uma influência terrena e política), veja: Lucas 17:20-21; Romanos 14:17; João 18:36-37.

6. Contrário ao dispensacionalismo e pré-milenismo histórico, Satanás foi preso no primeiro século, veja: Mateus 12:28-29; Lucas 10:18; João 12:31; Colossenses2:15; Hebreus 2:14; 1 João 3:8.

7. Contrário ao dispensacionalismo, pré-milenismo histórico e amilenismo, a Grande Tribulação ocorreu no primeiro século (na destruição do templo e deJerusalém),veja: Mateus 24:34 (cp. Mateus 24:2, 3, 15, 21); Apocalipse 1:1, 3, 9; Apocalipse 3:10 (cp. Apocalipse 7:14).

8. Contrário ao dispensacionalismo, pré-milenismo histórico e amilenismo, a Igreja não falhará em sua tarefa de evangelizar o mundo, veja: Mateus 13:31-32; Mateus 16:18; Mateus 28:18-20.

9. Contrário ao dispensacionalismo, pré-milenismo histórico e amilenismo, os labores redentores de Cristo terão uma influência universal no mundo antes do fim da história contemporânea, veja: Mateus 13:31-32; João 1:29; João 3:17; João 4:42; João 12:31-32; 1 Coríntios 15:20-26; 2 Coríntios 5:17-21; Hebreus 1:3, 13; Hebreus 10:12-13.

10. Contrário ao dispensacionalismo e pré-milenismo histórico, há apenas uma ressurreição e um julgamento, que ocorrerão simultaneamente no fim da história, veja: Daniel 12:2; Mateus 24:31-32; João 5:28-29; João 6:39-40; João 11:40; Atos 24:15.

11. Contrário ao dispensacionalismo e pré-milenismo histórico, quando Cristo vier, a história terminará, veja: 1 Coríntios 15:20-25; Mateus 13:29-30; 1 Tessalonicenses 4:13-17.

Considerações Teológicas

1. Em distinção ao dispensacionalismo, pré-milenismo histórico e amilenismo, o pós-milenismo é otimista em sua perspectiva histórica, veja: Salmo 2; Salmo 72; Isaías 2:1-4; Isaías 9:6-7; Isaías 11:1-9; Mateus 28:18-20.

2. Em distinção ao dispensacionalismo e pré-milenismo histórico, o pós-milenismo não permite uma mistura monstruosa e absurda de santos imortais, glorificados e ressurretos com homens mortais e não-glorificados na Terra, por um período de interação de 1000 anos.

3. Em distinção ao dispensacionalismo e pré-milenismo histórico, no pós-milenismo Cristo não passará por uma “segunda humilhação” na Terra.

4. Contrário ao dispensacionalismo, o pós-milenismo não ensina que haverá um retorno aos “rudimentos fracos e pobres”, tais como o templo, os sacrifícios, a exaltação judaica e coisas semelhantes, veja: Gálatas 4:9; Hebreus 9; Hebreus 10; 1 Pedro 2:5-9; Efésios 2:20-21; 1 Coríntios 3:16; 1 Coríntios 6:19; 2 Coríntios 6:16.

Dr. Kenneth L. Gentry.

Fonte: The Greatness of the Great Commission: The Christian Enterprise in a Fallen World, Institute for Christian Economics, p. 141-3.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

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