segunda-feira, 9 de abril de 2012

A IMPORTANCIA DA COMUNHÃO

Sermão pregado dia 07/04/2012, por Leonardo Andrade, no culto de jovens realizado na fazenda varjota.
  • Porque preciso de comunhão?
  • como ter comunhão?
  • consequencias da comunhão.
CONFORME AFIRMOU JOHN WESLEY CERTA VEZ, “NADA MAIS ANTICRISTÃO, DO QUE UM CRISTÃO SOLITÁRIO”.


ENTRE E VEJA O SERMÃO.


COMUNHÃO

SIGNIFICADO DE COMUNHÃO: s.f. União na mesma fé: comunhão dos fiéis.
Fig. União no mesmo estado de espírito: estar em comunhão de ideias com outrem.
COMUNHÃO, DEFINIÇÃO DO TERMO: A palavra comunhão, no grego do Novo Testamento, é koinonia. Esse termo também pode ser traduzido como participação e partilha. Em geral, se refere aos interesses mútuos entre os membros da comunidade da fé, a igreja. A comunhão cristã é descrita em At. 2.42, neste versículo, a koinonia é apresentada como um dos padrões da igreja, os cristãos permaneciam em comunhão uns com os outros.

·         PORQUE PRECISO DE COMUNHÃO?

Vendo isto, podemos perceber a importância da comunhão entre nós, entretanto existem os objetivos ou motivações que me levam a ter comunhão, vejamos:

1- Eu estou comprometido (Ef.2.19 – ler) na família de Deus com outros irmãos.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; (Efésios 2:19)

2- Eu preciso de encorajamento(Ec.4.9,10 – ler) para crescer espiritualmente.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. (Eclesiastes 4:9-10)

3- Eu preciso de responsabilidade(Gl.6.1,2) – ler) para crescer espiritualmente.

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6:2)

4- Cristo está presente(Mt.18.20 – ler) quando nós estamos juntos em comunhão.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20)

5- Não podemos amar a Deus (1 João 4:19-21) se não amarmos nosso irmão.

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
1 João 4:19-21

 
·         COMO TER COMUNHÃO?

Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Filipenses 2:1-4)

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (Atos 2:42)

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; (Efésios 4:1-4)


·         CONSEQUÊNCIAS DA COMUNHÃO


Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:6-7)

Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha. (Romanos 1:11-12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário